Soldados burkinabes neutralizam 20 terroristas no noroeste do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um destacamento misto neutralizou pelo menos 20 terroristas segunda-feira 20 terroristas quando atacavam a base em Toeni, na província de Sourou, no noroeste do Burkina Faso, anunciou o Exército burkinabe num comunicado.
Além dos tiros indiretos no acampamento, dois veículos armadilhados tentaram infiltrar-se no dispositivo de defesa montado pelo destacamento mas elementos lá destacados reagiram rapidamente neutralizando os dois veículos que acabaram por explodir na entrada da base, lê-se na nota.
Uma contra-ofensiva foi imediatamente lançada contra os atacantes que tentavam recuar em direção à fronteira com o Mali, resultando na neutralização dos 20 terroristas e na detenção de dois outros, disse a fonte..
"No balanço, registam-se cerca de 20 soldados e gendarmes feridos, dos quais sucumbiram aos seus ferimentos", lamenta o Exército, que precisa que as explosões também provocaram danos materiais.
Quanto aos feridos, eles foram evacuados e assistidos pelo serviço de saúde das Forças Armadas.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Burkinabes saudou a memória dos "valentes soldados" tombados no campo de batalha e desejou rápidas melhoras aos feridos.
Felicitou os soldados e gendarmes do destacamento pela sua bravura e exortou-os a manterem este espírito guerreiro, essencial para reduzir significativamente as capacidades daninhas dos grupos terroristas armados, segundo o mesmo comunicado.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 01março2022