Soldados anunciam golpe de Estado no Gabão
Libreville, Gabão (PANA) - Oficiais superiores do Exército gabonês anunciaram quarta-feira que derrubaram o Governo do Presidente Ali Bongo, reeleito sábado para um terceiro mandato.
Segundo o canal de televisão francês France 24, agentes invadiram a estação televisiva na madrugada desta quarta-feira para anunciar o cancelamento das eleições, o encerramento das fronteiras do país até novo aviso e a dissolução das instituições do Estado. Tiros foram ouvidos em Libreville.
Os soldados fizeram o anúncio pouco depois de a Comissão Eleitoral Nacional ter declarado que Ali Bongo tinha ganho um terceiro mandato com 64,27% dos votos. A oposição, por sua vez, reivindicou vitória a favor do seu candidato, Ondo Ossa.
Este golpe poderia por fim ao domínio da família Bongo no poder no Gabão durante mais de 50 anos.
“Em nome do povo gabonês, decidimos defender a paz, pondo fim ao actual regime”, disse um dos soldados, precisando que falava em nome do “Comité para a Transição e Restauração das Instituições”. .
“Para o efeito, são anuladas as eleições gerais de 26 de agosto de 2023 e os resultados truncados”, afirmou-se.
“Todas as instituições da República estão dissolvidas: o Governo, o Senado, a Assembleia Nacional e o Tribunal Constitucional.”
É o segundo golpe numa antiga colónia francesa em pouco mais de um mês, depois de soldados nigerianos terem derrubado o presidente Mohamed Bazoum a 26 de julho.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR30 agosto 2023