Agência Panafricana de Notícias

Soldado congolês detido com arma de fogo no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - Os responsáveis do Exército rwandês no distrito de Rubavu, no noroeste do Rwanda, entregaram terça-feira aos oficiais membros do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargada (EJVM) um soldado congolês depois da sua detenção no território rwandês em posse duma "arma de fogo", soube-se de fonte militar em Kigali.

Trata-se de Kasongo Senga Padou apresentado como o quinto soldado congolês detido nas mesmas circunstâncias no território rwandês desde o lançamento duma ampla operação lançada pelo Exército congolês nas zonas antes sob controlo da rebelião congolesa do M23.

"O militar congolês detido no solo rwandês foi entregue a uma equipa do EJVM que vai estatuir sobre a sua sorte", indicou o major John Kagaba, comandante das operações do Exército rwandês no noroeste do Rwanda.

Antes da sua detenção no território rwandês, o militar congolês de 32 anos de idade fazia parte dum destacamento da Guarda Presidencial congolesa desdobrada na província do Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), segundo fontes concordantes.

-0- PANA TWA/TBM/IBA/MAR/IZ 12nov2013