Trípoli, Líbia (PANA) - A Marinha líbia anunciou ter resgatado 65 migrantes ilegais e corpos de cinco outros ao norte da cidade costeira de Khomes, no nordeste da Líbia, ilustrando o aumento da imigração ilegal e dos naufrágios.
Num comunicado, o gabinete de informação da Marinha líbia indica que a Sala de Operações da Guarda Costeira recebeu uma chamada a dar conta de "um barco em perigo", a nove milhas ao norte de Khomes.
O barco da Marinha "Oubari", do setor da Guarda Costeira Central, foi ao local para resgatar a embarcação naufragada, indicou a mesma fonte, ressaltando que a patrulha encontrou o navio com vários migrantes ainda vivos e alguns corpos.
Em colaboração com os pescadores da região, os 65 migrantes, incluindo duas mulheres, foram resgatados bem como cinco corpos, dos quais três homens, uma mulher e uma criança, precisa a nota.
A Marinha líbia indicou ainda que dos migrantes resgatados 56 são de nacionalidade sudanesa, três Egípcios, quatro Marroquinos e uma Tunisina, enquanto os corpos encontrados são de uma mulher e uma criança marroquinas, um Somalí e uma criança sudanesa.
O aumento do número de naufrágios de embarcações de migrantes ilegais ao largo da Líbia, nos últimos tempos, com a morte de mais de 100 pessoas, causou grande preocupação em todo o mundo, mas sem conduzir a decisões práticas para abordar radicalmente o fenómeno da imigração ilegal proveniente da Líbia.
-0- PANA BY/BEH/IBA/DIM/IZ 28ago2019