Agência Panafricana de Notícias

Sociedade industrial maliana exporta fios para Côte d'Ivoire e Tunísia

Bamako, Mali (PANA) - A sociedade maliana "Fils et tissus naturels d’Afrique" (FITINA-SA) pretende produzir em 2014 mais de duas mil e 500 toneladas de fios a exportar para a Côte d’Ivoire, a Guiné, a Tunísia e Marrocos, soube a PANA, terça-feira, junto do Ministério da Indústria e Minas do Mali.

A unidade industrial da FITINA-SA, situada em Banankoro (20 quilómetros ao sul de Bamako), resulta de uma colaboração entre os setores privados maliano, maurício e francês, numa fábrica lançada em 2004 com um capital inicial de quatro biliões e 700 milhões de francos CFA (cerca de 10 milhões de dólares americanos).

Dificuldades financeiras ligadas à crise que assolou a Côte d’Ivoire e aos problemas de abastecimento em matéria-prima obrigaram esta unidade de fabrico de fios a fechar no seu segundo ano de atividades, em 2006.

Em maio de 2011, os acionistas, que são Franceses com 82,5 porcento do capital, seguidos de Malianos com 12,5 porcento e Maurícios com cinco porcento, comprometeram-se a reiniciar a fábrica investindo para o efeito um bilião e 700 milhões de francos CFA (quase quatro milhões de dólares americanos) para renovar o instrumento de produção.

A FITINA-SA produz atualmente entre duas mil e 500 e três mil toneladas de produtos acabados, numa empresa que emprega 222 pessoas.

-0- PANA GT/AB/TBM/CJB/IZ 24dez2013