Agência Panafricana de Notícias

Sociedade de Garantia Mútua inicia atividades em Cabo Verde ainda este ano

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Sociedade de Garantia Mútua de Cabo Verde, denominada CV Garante, vai iniciar as suas atividades ainda este ano, com um capital social de 100 milhões de escudos (cerca de 910 mil euros), apurou a PANA, segunda-feira, na Praia de fonte financeira.

A CV Garante, que já dispõe dos respetivos órgãos de gestão, tem como objetivo fundamental a promoção empresarial e o desenvolvimento da economia do arquipélago cabo-verdiano com a criação de um instrumento financeiro para ajudar as empresas cabo-verdianas a terem um melhor acesso ao crédito para desenvolver os seus projetos viáveis.

Esta instituição de crédito foi criada por iniciativa do governo e com apoio das instituições financeiras cabo-verdianas, da Sociedade Portuguesa da Garantia Mutua (SPGM), da Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) e da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar (FICASE).

Ela vai permitir o acesso a financiamentos por parte, sobretudo, de micro e pequenas empresas, facilitando também o surgimento de novos negócios no domínio da indústria de transformação de produtos e das indústrias criativas.

A CV Garante terá as caraterísticas de uma instituição de crédito privado, supervisionado pelo Banco de Cabo Verde, de cariz mutualista, e presta garantias autónomas para a obtenção de crédito em condições de preço e prazo mais favoráveis.

As sociedades de garantia mútua consistem em sistemas privados, mutualistas, de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que se traduzem na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições adequadas aos investimentos dos beneficiários.

Através deste sistema, a partilha de risco facilita o acesso das empresas ao crédito, libertando plafonds bancários e permitindo a obtenção de condições de custo e prazo adequados às necessidades das empresas.

-0– PANA CS/DD 22jul2013