Lomé, Togo (PANA) - Togoleses manifestaram-se quarta-feira, em Lomé, para exigirem "boas condições" para a organização das eleições presidenciais de 2020, observou a PANA no local.
Organizada pela Frente Cidadã "Togo debout" (FCTB), a marcha, fortemente controlada pelas forças de segurança, com helicópteros no ar, mobilizou centenas de pessoas na estrada Bè-Kpota, a sudeste de Lomé, fortaleza da oposição.
"2020 não será como qualquer outro ano", disse David Dosseh, porta-voz do movimento, exigindo "boas condições" do Governo para as eleições presidenciais de 2020.
A FCTB requer, em particular, um censo eleitoral e não uma revisão eleitoral para ter um bom registo eleitoral; a recomposição da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI); a recomposição do Tribunal Constitucional; a proclamação dos resultados de cada seção eleitoral para maior transparência.
A FCTB, que sonha com uma mudança no Togo em 2020, pede ao povo togolês "mais mobilização" para mostrar ao Governo a "a determinação do povo" que já não quer eleições cujos resultados não reflitam as realidades das eleições, sublinhou.
O Togo vai organizar, no primeiro trimestre de 2020, eleiçóes presidenciais, que já conta com cerca de dez candidatos.
A revisão eleitoral está prevista de 29 de novembro a 1 de dezembro em todo o país.
A oposição e a sociedade civil estão a exigir discussões prévias entre os atores políticos para um consenso sobre a "melhoria do quadro eleitoral" antes destas eleições.
-0- PANA FAA/JSG/CJB/DD 28nov2019