Tripoli, Líbia (PANA) - Representantes da sociedade civil de todas as regiões da Líbia sublinharam, terça-feira, à Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), a importância de tirar a Líbia da fase de transição através de eleições nacionais marcadas, conforme previsto, para 24 de dezembro de 2021.
Durante um encontro com o secretário-geral adjunto e coordenador da MANUL, Raisedon Zenenga, estes expuseram passos necessários para se alcançar este objetivo, em particular, o estabelecimento dum quadro constitucional e jurídico necessário, de acordo com um comunicado emitido terça-feira à noite pela missão onusina.
Exigiram "a retirada, sem tardar, de todas as forças estrangeiras e mercenários da Líbia."
Sublinharam a necessidade de melhorar as condições de vida do povo líbio e favorecer a reconciliação nacional para se alcançar uma paz e uma estabilidade duradouras.
Por sua vez, Raisedon Zenenga expressou o interesse da MANUL em ouvir diretamente os Líbios sobre as prioridades nacionais e a melhor forma como a Organização das Nações Unidas (ONU) poder ajudar a manter a trajetória positiva da Líbia.
Informou aos participantes sobre os esforços da MANUL para apoiar os progressos nos planos político, económico e de segurança.
Zenenga indicou nessa ocasião que vai continuar o seu diálogo com outros interlocutores nos próximos dias.
Este encontro inscreve-se no quadro das consultas em curso entre a MANUL e interlocutores líbios, indicou o comutado.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 19maio2021