Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – A Convenção da Sociedade Civil Ivoiriense (CSCI) interpela a classe política sobre a "plena responsabilidade na manutenção da coesão social e da paz" na Côte d´Ivoire.
Numa declaração divulgada, terça-feira, a CSCI disse estar a observar, com muitas preocupações, nas últimas semanas, a crispação do ambiente político e social na Côte d´Ivoire.
Esta coligação da sociedade civil considera que esta "atmosfera deplorável, sempre causada por atores políticos ivoirienses, suscita ao mesmo tempo o desconforto social e a psicose generalizada ao ponto de criar, nas populações, incerteza e desespero.”
A CSCI diz acompanhar, com atenção particular, a evolução desta atmosfera nefasta devida à luta pela ascenção à magistratura suprema.
"Se não se tomar cuidado, as implicações de poder podem compromter o jogo democrático em 2020”, alerta.
A CSCI sublinha que "o caso Guillaume Soro" é o perfeito exemplo que continua a poluir o dia a dia das corajosas populações.
O regresso frutrado, a 23 de dezembro último, de Soro, ex-presidente da Assembleia Nacional, desenrolou o cilindro compressor da justiça contra este último e alguns aliados seus dos movimentos de apoio.
Soro é objeto dum mandado de captura internacional por atentado à autoridade do Estado.
A CSCI lança um apelo urgente ao Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, e à classe política para privilegiarem o interesse superior da nação.
-0- PANA BAL/IS/MAR/DD 1jan2020