Agência Panafricana de Notícias

Sociedade civil do Malawi exige demissão do Presidente Mutharika

Blantyre, Malawi (PANA) – A sociedade civil malawiana reclamou quinta-feira pela demissão do Presidente Bingu wa Mutharika, invocando a "degradação" da situação económica e política do país que "atingiu um ponto crítico".

Os apelos para a saída do Presidente Mutharika foram lançados no termo de uma conferência de dois dias realizada em Blantyre, capital económica do Malawi, sobre o futuro do país.

Sob o lema "Tempo de tomar os nossos destinos em mão : Busca de resolução dos problemas económicos e políticos no Malawi", a conferência foi organizada pela Comissão dos Assuntos Públicos (PAC) para discutir sobre os problemas económicos e políticos do país.

Num comunicado lido no termo da conferência, os delegados afirmaram que a situação económica e política no Malawi "atingiu um ponto crítico".

"Exortamos o Presidente a organizar um referendo nacional para solicitar um novo mandato da população do Malawi, pois acreditamos que a confiança intensa de que beneficiou por parte do povo do Malawi se degradou", indica a nota.

"Exigimos a demissão do Presidente se esta reivindicação não for satisfeita", acrescenta.

-0- PANA RT/VAO/ASA/AAS/SOC/CJB/IZ 16março2012