Agência Panafricana de Notícias

Sociedade civil dividida sobre consultas com políticos sobre revisão constitucional na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A Nova Sociedade Civil Congolesa (NSCC) condena iniciativas de alguns atores da sociedade civil da República Democrática do Congo (RDC) de consultar a classe política sobre a oportunidade da revisão constitucional, indica um comunicado transmitido terça-feira à PANA.

Segundo a NSCC, esta iniciativa nunca foi objeto dum debate interno no seio de todas as plataformas da socieadade civil do país.

A NSCC disse receiar que estas diligências feitas por uma fração da sociedade civil e que compromete toda a sociedade civil, sem ter recebido o mandato de todos, possam desembcoar numa declaração e tomada de posição partidárias em detrimento de todos verdadeiros problemas do país.

Considerou que este debate quase académico marca cálculos e posicionamento políticos dos seus autores, entre a elite política do país a que se juntam alguns atores da sociedade civil.

Apelou à sociedade civil, no seu todo, para uma iniciativa participativa e inclusiva que tenha em conta aspirações do Congo profundo com vista a consolidar as conquistas democráticas.

-0-PANA KON/BEH/MAR/DD 18set2014