Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Cerca de 20 organizações da sociedade civil e sindicais do Burkina Faso anunciaram, para este sábado, em todo o território nacional, a realização de comícios populares para denunciar a governação do Presidente Roch Marc Christian Kaboré, "marcada nomeadamente pelo recrudescimento de ataques terroristas".
Num comunicado, os organizadores dizem-se indignados pela situação nacional, no Burkina Faso, "caraterizada pela persistência e pela violência dos ataques terroristas (...), pela violação das liberdades democráticas e sindicais”, e prometem levar a cabo “ações cívicas de interpelação e denúncia”.
Apelam por conseguinte aos seus militantes e a todas as populações das cidades e do campo para "participar massivamente no dia de interpelação e denúncia através dos comícios de 31 de agosto de 2019, em todo o território nacional”.
Segundo a nota, o comício da capital do país, Ouagadougou, vai decorrer na Bolsa do Trabalho, a partir das 08:00 horas locais, seguido por um painel às 15:00 horas locais, no Conselho Burkinabe dos Carregadores (CBC).
"Face à urgência da situação, uma sinergia de ações impõe-se. Por isso, lançamos um apelo a todas as organizações amantes da justiça e da paz para juntar-se a nós nesta luta patriótica”, sublinhou o comunicado.
-0- PANA NTDD/TBM/MAR/IZ 29ago2019