Agência Panafricana de Notícias

Sociedade civil condena encerramento de dois jornais pelo Governo gambiano

Dakar, Senegal (PANA) - Associações da Sociedade Civil da Gâmbia (CSAG) e a seção americana do sindicato da imprensa gambiana (GPU-USA) condenaram terça-feira de maneira "firme e inequívoca" o encerramento, decidido pelo Governo gambiano, de dois jornais, designadamente Daily News e Standard Newspaper.

Num comunicado comum, os dois órgãos qualificaram o seu encerramento de "medida anticontitucional" que equivale a "uma censura extrema e uma violação dos direitos à liberdade de expressão constitucionalmente garantidos pela Constituição".

Eles dizem não terem ilusão de que " o encerramento ilegal das duas redes de informações e educação é uma tentativa do regime de impedir qualquer cobertura suplementarm pela imprensa local, da recente execução dos condenados à morte".

"A imprensa gambiana e a sociedade civil no país e no estrangeiro são unanimes em condenar estes encerramentos ilegais", acrescentou.

Segund o CSAG e o GPU, Daily News e Standard Newspaper ficaram, no decorrer dos anos, os únicos jornais locais a fornecerem aos Gambianos, no país e no estrangeira, a verdadeira informação.

Eles indicaram não ser pela primeira vez que o Standard Newspaper se viu obrigado a cessar as suas atividades.

"Estamos firmemente solidários com jornais Daily News e Standard Newspaper no seu combate constante por uma imprensa livre de qualquer intimidação na Gâmbia", afirmaram.

-0- PANA MLJ/VAO/ASA/AAS/SOC/MAR/DD 19set2012