Agência Panafricana de Notícias

Sociedade civil africana preocupada com ameaças de guerra no Níger

Dakar- Senegal (PANA) -- Organizações da sociedade civil africana exprimiram quarta-feira em Dakar a sua preocupação face a "uma ameaça grave de guerra civil no Níger e uma instabilidade geral na sub- região".
Esta preocupação foi exprimida durante uma conferência de imprensa em Dakar, sob a égide do Encontro Africano dos Direitos Humanos (RADDHO).
O secretário-geral da RADDHO, Alioune Tine, depois de denunciar o referendo de 4 de Agosto no Níger, declarou que actualmente todos os factores estão presentes para a eclosão duma guerra civil no Níger e a instauração da violência na sub-região.
Segundo Tine, a situação política no Níger caracteriza-se por uma crise de liderança, cujos elementos fundamentais são, entre outros, a falta de transições democráticas, a restauração de regimes autoritários, o processo de sucessão económica monárquica, a violação das disposições constitucionais relativas à limitação dos mandatos presidenciais, a dissolução do Parlamento e o enfraquecimento da imprensa.
Criticou ainda a maldição dos recursos mineiros, a tomada de interesses privados, o branqueamento de dinheiro, a guerra em redor do urânio e as tentativas de patrimonialização do Estado.
Todos os mecanismos de regulação de conflitos estão hoje anulados no Níger e as portas estão abertas para a guerra civil no país, frisaram os representantes da sociedade civil africana.