Sociedade Civil exige respeito pela integridade física do deposto Presidente Condé
Conakry, Guiné (PANA) – A Coligação Nacional das Organizações da Sociedade Civil (CONASOC) da Guiné Conakry e seus aliados apelaram à libertação e o respeito pela integridade física e moral do deposto Presidente Alpha Condé e de todos os detidos depois do golpe de Estado de domingo último.
A CONASOC, que também defende a segurança dos cidadãos e de seus bens em todo o território nacional, indica ter tomado nota do golpe perpetrado pelo tenente-coronel Mamady Doubouya, chefe do Grupo de Forças Especiais (GFS), que se tornou assim o presidente do Comitê Nacional da Coligação e Desenvolvimento (CNRD), junta no poder.
Exorta as novas autoridades a respeitarem os compromissos assumidos, em particular o estabelecimento de um quadro de consulta inclusivo, um Governo de Unidade Nacional, a justiça eficiente e equitativa para todos, bem como a garantia e preservação da paz e da unidade nacional.
A CONASOC e os seus aliados invocando as suas missões de vigília, alerta e propostas, mas também o seu compromisso com a paz, tranquilidade social e convivência.
Apelam às novas autoridades para incluírem todos os componentes de uma consulta nacional com vista à elaboração de uma nova Constituição e ao estabelecimento de instituições fortes.
Além disso, reunido na Bolsa de Trabalho, o movimento sindical recomendou à junta militar a instaurar uma governação virtuosa através de reformas corajosas que permitam oferecer oportunidades de emprego condigno a todos os Guineenses, sem discriminação, nem exclusão de qualquer espécie.
Os sindicalistas também apelam às novas autoridades para moralizar a administração pública a fim de a livrar definitivamente do clientelismo e do nepotismo, fontes de frustração e injustiça social, e garantir a independência da justiça.
Defendem, entre outras coisas, "uma luta impiedosa contra "bandidos do colarinho branco" que, segundo eles, arruinaram a economia nacional e empobreceram as populações.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/DD 09setembro2021