Agência Panafricana de Notícias

Situação no Egito ainda não é crise humanitária, segundo União Europeia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE), atenta à evolução da situação no Egito, está pronta para desembolsar 100 mil euros a título da ajuda humanitária a favor deste país, logo depois da Cruz Vermelha formular o pedido, soube-se de fonte oficial.

Para a UE, apesar da situação no Egito estar preocupante, após as violências que fizeram várias centenas de mortos, a situação ainda não pode ser qualificada de "crise humanitária", segundo um comunicado da Comissão Europeia transmitido esta quarta-feira à imprensa em Bruxelas.

Estes fundos serão concedidos à Federação Internacional da Cruz Vermelha e ao Crescente Vermelho egípcio, organizações mais ativas na distribuição da assistência médica e alimentar a cerca de três mil vítimas dos motins e da repressão das manifestações dos apoiantes da Irmandade Muçulmana que reclamavam pelo regresso ao poder do Presidente Mohammed Morsi destituído a 3 de julho último por um golpe de Estado militar.

Depois de ter sido suspensa, devido à insegurança no terreno, a distribuição da ajuda médica e de víveres às pessoas vulneráveis retoma progressivamente, indicou, por outro lado, a nota.

-0-PANA AK/SSB/FK/DD 28agosto2013