Situação de segurança continua preocupante em Ituri, diz ONU
Kinshasa, RD Congo (PANA) - A situação de segurança permanece preocupante em Ituri, na ex-província Oriental, no leste, onde os grupos armados continuam a atacar as Forças de Defesa e Segurança e, sobretudo, as populações civis nas zonas de Djugu, Irumu e Mahagi, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo o porta-voz militar da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO), o tenente-coronel Tabore Haidara Noctar, ataques visaram, nas últimas semanas, eixos rodoviários, bases das Forças de Defesa e Segurança, nomeadamente.
O principal incidente foi a incursão, a 4 de setembro corrente, de assaltantes baseados em Djugu na cidade de Bunia, na mesma região, disse o tenente-coronel Noctar.
Para fazer face a este recrudescimento da violência contra civis e as Forças de Defesa e Segurança, a MONUSCO intensificou as suas patrulhas de dia e de noite, a fim de proteger as populações e garantir a segurança dos eixos principais, particularmente o N-27, entre Bunia e Mahagi.
A MONUSCO reforçou a sua cooperação com as FARDC (Forças Armadas da RDC), ao aumentar nomeadamente patrulhas conjuntas e participar ativamente em diferentes operações operações, tais como “Operação Pomba Branca.”
Ações estão igualmente a ser realizadas para oferecer e reforçar a proteção dos campos de deslocados internos, com patrulhas e a condução de exercícios comuns, segundo o porta-voz.
Concluindo, ele frisou que estas ações nunca serão eficazes, sem o apoio e a cooperação da "população civil a quem pedimos para nos alertar sempre a fim de podermos reagir a tempo.”
-0- PANA KON/BEH/FK/DD 17set2020