Agência Panafricana de Notícias

Sindicatos ameaçam decretar greve geral no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Unidade de Ação Sindical (UAS), um dos principais sindicatos dos trabalhadores, que agrupa quase 22 estruturas, ameaçou, terça-feira, paralisar o funcionamento do país, se o Governo não der respostas satisfatórias às suas reivindicações.

« Se em finais, de abril corrente, o Governo não nos satisfizer, vamos depositar um pré-aviso de greve de 48 horas, a que se juntará um outro pré-aviso de 72 horas, caso não haja satisfação para a plataforma », alertou Blaise Hien, presidente, para este mês de abril, das centrais sindicais durante uma conferência de imprensa realizada em Ouagadougou.

Afirmou que os trabalhadores não estão zangados mas estão sem dinheiro e impacientes (…) .

"Se devemos ter em conta a pressão da base, talvez não estejamos nesta fase. A base considera que as coisas estão muito lentas e pensamos que elas podem ir mais rápidas do que isso”, acrescentou.

As reivindicações dos sindicatos dizem respeito nomeadamente à "releitura da Lei 028 sobre o Código do Trabalho, da Lei 027 relativa às coletividades terroritoriais, à diminuição do preços dos combustíveis, à instauração dum ficheiro informático sobre o fundiário, à aplicação da Lei 081 sobre o Estatuto Geral da Função Pública”.

-0- PANA NDT/IS/FK/DD 20abril2016