Agência Panafricana de Notícias

Sindicato lança campanha 8/8/8 nas ilhas Maurícias

Port-Louis- ilhas Maurícias (PANA) -- Para se opor à campanha 24/7 defendida pelo Conselho maurício do Desenvolvimento dos Recursos Humanos (HRDC, estadual), a Confederação dos Trabalhadores do Sector Privado (CTSP) propôs, sexta-feira, uma campanha intitulada 8/8/8, ou seja 8 horas de trabalho, 8 horas de repouso e 8 horas de vida social por semana para os trabalhadores, soube a PANA junto dos membros deste sindicato.
"Não queremos uma campanha visando transformar os trabalhadores em máquinas e escravos", disse Reeaz Chuttoo, porta-voz do sindicato, que estimou que o conceito 24/7 apenas visa favorecer o patronato.
"Com o 24/7, os empregadores poderão assim solicitar a presença do trabalhador a qualquer hora da noite.
Se este recusar, corre o risco de despedimento conforme a nova lei do trabalho", disse Chuttoo.
O sindicalista reconheceu, no entanto, que alguns sectores já funcionam segundo o conceito 24/7, acrescentando, todavia, que se trata de serviços essenciais tais como a Policia, os bombeiros ou os serviços de saúde.
Tratando-se da campanha 8/8/8, disse querer ressaltar os direitos fundamentais do trabalhador defendidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, até algumas recomendações do Escritório Internacional do Trabalho (BIT).