Agência Panafricana de Notícias

Sindicalista nomeada presidente do Conselho de Transição na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O Presidente guineense interino, o general Sékouba Konaté, nomeou segunda-feira a sindicalista Hadja Rabiatou Sérah Diallo para o posto de presidente do Conselho Nacional da Transição (CNT), informou a televisão local.
Konaté nomeou igualmente o presidente do Conselho Cristão da Guiné-Conakry (CCG), Monsenhor Albert Gomez, para o posto de primeiro vice-presidente do CNT, e o ex-secretário-geral da Liga Islâmica, El Hadj Mamadou Saliou Sylla, como segundo vice-presidente do CNT.
Estas nomeações foram feitas sob proposta das Forças Vivas depois duma "larga concertação".
O CNT é um órgão consultivo que será composto por 101 pessoas, incluindo representantes da sociedade civil, dos partidos políticos, da Junta, dos sectores públicos e privado, bem como líderes religiosos.
Num discurso pronunciado a 6 de Janeiro último diante dos chefes militares, o general Konaté pediu a instauração dum Governo de União Nacional dirigido por um primeiro-ministro saído da oposição.
Ele nomeou, depois, o líder da União para o Progresso da Guiné (UPG), Jean Marie Doré, para o posto de primeiro-ministro.