Simão Pereira vence em Cabo Verde com 78% dos votos
Praia, Cabo Verde (PANA) - O candidatado presidencial da Guiné-Bissau apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simão Pereira, venceu no escrutínio de domingo, em Cabo Verde, com 78 porcento dos votos de um total de mil e 724 votantes.
Segundo os dados provisórios apurados junto da Comissão Eleitoral Nacional (CNE), Simão Pereira, que obteve mil e 311 votos, vai disputar a segunda volta das eleições presidenciais, na Guiné-Bissau, com Umaro Sissoco Embaló, candidato apoiado pelo Madem-G15.
Com 181 votos (11%) obtidos no escrutínio de Cabo Verde, Embaló vai enfrentar Simão Pereira, atual líder do PAIGC, a 29 de dezembro próximo, em conformidade com o cronograma eleitoral da CNE.
Logo a seguir vêm Nuno Nabiam, apoiado pelo APU-PRS, com 120 votos (7%); o Presidente cessante, José Mário Vaz, que conseguiu apenas 40 votos (2%); e o independente Carlos Júnior Cadoco, que atingiu a cifra de 23 votos (1%).
Os demais concorrentes tiveram uma votação insignificante ou nula.
Vicente Fernandes chegou a três votos e os seus colegas Afonso Té, Barciro Dja e Iaia Djaló tiveram um voto cada, enquanto Idirça Daló apanhou a chitada, ou seja, ficou na fasquia de zero votos.
Segundo os dados gerais provisórios do escrutínio da primeira volta no arquipélago, estiveram inscritos dois mil 298 eleitores nos cadernos eleitorais, em Cabo Verde, distribuídos por um total de oito assembleias de voto espalhadas por Santiago e Boa Vista.
De um total de mil e 724 votantes, registou-se mil e 690 (98%) votos expressos válidos, 32 (02%) nulos, cinco votos em branco ( 0%) e uma taxa de abstenção de 25% (574 eleitores ficaram em casa).
De acordo com o anúncio feito esta quarta-feira pela CNE, em Bissau, os candidatos Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau.
Domingos Simões Pereira obteve a maior percentagem de votos (40,13%), não conseguindo mais de metade para vencer à primeira volta.
Umaro Sissoco Embaló foi o segundo mais votado e obteve 27,65 por cento dos votos.
O Presidente cessante, José Mário Vaz, falhou a reeleição, sendo o quarto mais votado, com 12,41 por cento dos votos.
Mais de 760 mil guineenses foram chamados às urnas domingo para escolher, entre 12 candidatos, o próximo Presidente da Guiné-Bissau.
-0- PANA CS/IZ 27nov2019