Agência Panafricana de Notícias

Shell suspende seu programa de exploração na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- A filial nigeriana do gigante anglo-neerlandês do petróleo, Shell, declarou um estado de força maior no programa de exploração do seu terminal de Forcados, no sul da Nigéria, a partir de 16 de Junho corrente e todo o mês de Julho próximo, indica um comunicado transmitido quarta-feira à PANA.
"A exploração está suspensa devido a danos causados desde o início de Março último por indivíduos não identificados no seu oleoduto principal, Trans- Escravos", lê-se na nota da Shell que anunciou que um inquérito está em curso enquanto se tomam disposições para reparar esta conduta a fim de retomar a produção.
Os militantes desta província petrolífera intensificaram recentemente os seus actos de sabotagem das infra-estruturas petroleiras no Delta do Níger, sul do país, depois de o Exército ter lançado uma ofensiva contra eles a 15 de Maio último.
O maior grupo separatista da província, designadamente o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), jurou paralisar a produção e as exportações petroleiras da Nigéria, em represálias contra a ofensiva militar.