Sétimo caso positivo de Covid-19 assinalado em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um sétimo caso positivo de Covid-19 (coronavírus) foi assinalado sexta-feira em Cabo verde, apurou a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.
Trata-se de uma cidadão chinesa, cujos resultados dos testes realizados na cidade da Praia, se revelaram positivos, de acordo com a fonte.
A cidadã chinesa, que residia na ilha de São Vicente, da Praia, é assim o primeiro teste positivo depois de seis dias consecutivos sem o registo de doentes contaminados pelo coronavírus em Cabo Verde, disse a fonte.
Um comunicado do ministério da Saúde esclarece que o estado da saúde da “senhora de nacionalidade chinesa, que se encontrava internada em isolamento, há já alguns dias, no Hospital Dr. Baptista de Sousa, na cidade do Mindelo, é estável."
"Os procedimentos previstos na abordagem de casos suspeitos e positivos estão a ser cumpridos", conclui a fonte.
Segundo a fonte, mais explicações serão dadas neste sábado durante uma conferência de imprensa que, espera-se, vai esclarecer se a cidadã chinesa esteve ou não recentemente na China, bem como eventuais contactos que ela terá tido com outras pessoas na ilha.
O primeiro teste positivo de Covid-19 em Cabo Verde foi confirmado a 28 de março, na pessoa de um cidadão inglês, de 62 anos de idade, que acabou por falecer na ilha da Boa Vista, onde também foi sepultado.
Também um outro cidadão inglês, companheiro do turista falecido, foi testado positivo e, posteriormente, evacuado para a Inglaterra.
Um outro caso positivo, igualmente registado na Boa Vista, diz respeito a uma turista holandesa de 60 anos de idade que também foi evacuada para o seu país de origem.
Na cidade da Praia, na ilha de Santiago, foram registados dois casos positivos, relacionados com um homem, que tinha passado um período de férias na Europa, e que contaminou a sua esposa no regresso ao país.
Ambos os doentes estão internados, em isolamento, no hospital Agostinho Neto, na capital cabo-verdiana.
O sexto caso é o de um técnico de manutenção que trabalha num dos hotéis da Boa Vista, onde foi detetado o primeiro doente de Covid-19, e que, desde então, foi posto de quarentena.
Segundo o ministério da Saúde, todos os casos registados até ao momento são considerados “estáveis” e com prognóstico “favorável”.
Num conferência de imprensa na tarde de sexta-feira, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, indicou que, para além do caso de São Vicente, as autoridades sanitárias estão ainda à espera dos resultados dos testes de mais de oito casos suspeitos, sendo sete na Boa Vista e um na cidade da Praia.
-0- PANA CS/DD 04abril2020