Agência Panafricana de Notícias

Sete toneladas de resina de cannabis apreendidas em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) - Mais de sete toneladas de chira ou resina de cannabis, foram apreendidas, sábado último à noite, no porto de Agadir, a cerca de 600 quilómetros no sul de Rabat, pela Polícia e pelas Alfandègas marroquinas, soube-se de fonte polícial domingo em Rabat.

As polícias e os aduaneiros descobriram esta quantidade de droga após uma busca em três contentores carregados de 21 toneladas de peixes provenientes de Laayoune, no Sara Ocidental, com destino à Grã-Bretanha, precisa a mesma fonte.

Nenhuma detenção foi feita de imediato mas as investigações estão em curso para elucidar este caso.

Em finais de julho, três toneladas e 785 quilos de chira foram apreendidas no porto de Casablanca, a cerca de 100 quilómetros a Sul de Rabat, num contentor pronto para rumar para Bélgica.

Em novembro de 2011, dois mil e 138 toneladas desta droga foram descobertas nos azulejos de falso mármore misturadas com os em verdadeiro mármore destinados à exportação.

Segundo o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC), Marrocos pode ser o primeiro produtor e exportador de Chira no mundo.

-0- PANA HBK/JSG/MAR/DD 5agosto2012