Agência Panafricana de Notícias

Sete suspeitos detidos após massacre no norte da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A Polícia nigeriana deteve sete suspeitos dum ataque levado a cabo sábado contra a aldeia de Lingyado, no Estado de Zamfara, no norte do país, que fez 19 mortos e vários feridos, segundo o governador estadual, Abdul'Aziz Yari Abubakar.

Segundo a edição de terça-feira do jornal local "Daily Trust", o Governo diz ter recebido confirmação da detenção pela Polícia dos suspeitos que serão transferidos à capital do Estado para julgamento.

O jornal indica que o Estado poderá pedir ao comandante-geral da Polícia, Hafiz Ringim, a disposição dum helicóptero para vistoriar a floresta onde se escondem os bandidos que operam em motocicletas.

Para o governador, baseando-se nos relatórios de segurança, os assaltantes são no essencial estrangeiros neste Estado e poderão vir de países vizinhos tão afastados como a República Centro Africana.

Os assaltantes são suspeitos de ser bandios armados em missão de represálias, após de um grupo de autodefesa da aldeia se juntar à linchagem de vários ladrões armados capturados num precedente ataque contra aldeias vizinhas.

Eles utilizaram fuzis e machados para massacrar 19 habitantes de Lingyado, durante uma operação levada a cabo na madrugada que fez vários feridos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 04out2011