Sete suspeitos de atentado contra ex-autarca da capital cabo-verdiana detidos na cidade da Praia
Praia, Cabo Verde (PANA) – A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou a detenção, quinta-feira, de sete homens, suspeitos de ser autores do atentado contra o ex-presidente da Camara Municipal da Praia, Óscar Santos ocorrido em 29 de julho de 2019, apurou a PANA na capital cabo-verdiana.
Em comunicado, a PJ informou que a detenção aconteceu após buscas realizadas em 15 residências e dois estabelecimentos comerciais na cidade da Praia, numa operação denominada "Enigma".
Os sete homens, de 25 a 75 anos de idade, todos residentes na cidade da Praia, são suspeitos da prática em coautoria de um crime de homicídio na sua forma tentada.
Segundo a PJ, os detidos vão ser apresentados ao tribunal esta sexta-feira.
Em 29 de julho de 2029, o então presidente da Câmara da Praia, atualmente governador do Banco de Cabo Verde (BCV), foi baleado à porta de um ginásio que frequentava por indivíduos encapuzados, que fugiram logo depois do local.
O ex-autarca sofreu então uma fratura do úmero direito, tendo sido submetido a uma operação cirúrgica realizada no Hospital Agostinho Neto, na Praia, e onde ficou internado durante alguns dias, tendo regressado ao trabalho pouco mais de duas semanas depois.
Na altura, Óscar Santos disse que o ataque foi motivado por vingança por alguma decisão que terá tomado, referindo que não foi um atentado à pessoa, mas sim ao presidente da Câmara Municipal da Praia.
Depois de falhar a sua reeleição à frente da principal autarquia de Cabo Verde, nas eleições autárquicas, realizadas em 25 de outubro passado, Óscar Santos, economista de formação, viria a ser nomeado pelo Governo para o cargo de governador do Banco de Cabo Verde, função que desempenha desde de 04 de janeiro de 2021.
-0- PANA CS/DD 06maio2022