Sete soldados do Exército burkinabe mortos em ataques no norte e centro do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Onze pessoas morreram quinta-feira durante dois ataques no norte e centro-norte do Burkina Faso, anunciou o Exército num comunicado.
Trata-se cinco gendarmes, dois soldados e quatro auxiliares do Exército burkinabe, lê-se no comunucado.
Segundo o Exército, uma patrulha do destacamento militar de Sollé foi atacada quinta-feira, durante a sua progressão a cerca de 10 quilómetros de Sollé, localizada na província de Loroum (norte).
Dois soldados e quatro Voluntários de Defesa da Pátria (VDP) foram mortos no ataque.
No mesmo dia, elementos da Unidade de Intervenção Especial da Gendarmaria Nacional (USIGN) em operação responderam a uma emboscada de terroristas em Ouanobe, na província de Sanmatenga (centro-norte).
"Infelizmente, cinco elementos perderam a vida durante este incidente. Os feridos, no total nove, foram evacuados e assistidos", indicou o Exército.
"Do lado do inimigo, cerca de 20 corpos de terroristas foram contados durante as operações de segurança. Armas, munições, meiis rolantes e de comunicações também foram destruídos ou recuperados", segundo a mesma fonte.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas saudou a memória dos combatentes caídos que lutaram com coragem e determinação para neutralizarem os agressores.”
Desejou rápidas melhoras aos feridos e felicitou todas as forças pelo seu empenho que contribui para melhorar a situação de segurança em várias localidades do país, precisa o comunicado de imprensa.
Várias localidades do Burkina Faso estão confrontadas com ataques terroristas desde 2015, recorda-se.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 06maio2022