Sete pessoas acusadas de tráfico de drogas de alto risco em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério Público já acusou sete pessoas, entre as quais cinco brasileiros, de crime de tráfico de drogas de alto risco agravado, A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Cabo Verde revelou, quarta-feira, que apurou a PANA de fonte segura.
As sete pessoas foram detidas durante uma mega-operação, denominda “Alcatraz”, que em abril último, levou à apreensão de 5,4 toneladas de cocaína, de acordo com a fonte.
Os acusados, com idades entre os 32 e 66 anos, são todos tripulantes da embarcação de pesca “Alcatraz I”, ostentando a bandeira brasileira, intercetada em 01 de abril pelas autoridades cabo-verdianas com o apoio da Marinha norte-americana.
O Tribunal da Praia já tinha aplicado, em 08 de abril de 2022, a prisão preventiva aos sete detidos que ficaram a aguardar pelo desenrolar do processo na cadeia central de São Martinho, nos arredores da cidade da Praia,
Em comunicado divulgado, a PGR explica que, depois de “realizadas todas as diligências que se relevaram úteis à descoberta da verdade material dos factos sob investigação”, o Ministério Público determinou, em 04 de agosto corrente, o encerramento da instrução neste processo,
Deduziu a acusação e requereu o julgamento em processo comum ordinário e com intervenção do tribunal singular, para a efetivação da responsabilidade criminal dos sete arguidos, imputando-lhes a prática em coautoria material de um crime de tráfico de drogas de alto risco agravado”, lê-se na nota.
O comunicado divulgado em abril pela PGR sobre a operação esclarecia que a operação que levou à apreensão, no interior do mencionado navio, 5.461,2 quilos de cocaína distribuídos em 214 fardos, em alto mar, a mais de 930 quilómetros do porto da Praia.
Nessa altura, o comando das Forças Armadas norte-americanas para África (Africom) confirmou o apoio a esta operação das autoridades cabo-verdianas e avaliou a droga apreendida em 350.000.000 dólares americanos.
-0- PANA CS/DD 11agosto2022