Sete partidos apresentam candidaturas às legislativas no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - Sete partidos políticos apresentaram à Comissão Eleitoral Nacional Autónoma do Benin (CENA) os seus processos de candidaturas às eleições legislativas de 28 de abril próximo no país, anunciou a CENA.
O prazo de entrega das candidaturas terminou terça-feira à meia-noite e entre os processos que deram entra na CENA estão os da União Progressista, do Bloco Republicano, do Partido da Renovação Democrática, do Movimento das Élites para a Emancipação do Benin, da Força Cauri para o Desenvolvimento do Benin, da União Democrática para um Benin Novo (todos do campo presidencial) e da União Social Liberal.
Assim, salvo em caso de rejeição de candidatura ou recursos graciosos, a próxima Assembleia Nacional vai funcionar sem os representantes do maior partido da oposição, as Forças Cauris para um Benin Emergente (FCBE), do antigo Presidente Thomas Yayi Boni, bem como do Restaurar a Esperança (RE), de Candide Azannai.
Alegadamente, estes dois partidos não conseguiram apresentar o "Certificado de Conformidade", uma peça constitutiva do processo de candidatura.
A reunião de segunda-feira passada entre os principais partidos da oposição e o Presidente da República não resultou na derrogação solicitada por estes partidos para lhes permitir atualizar-se.
Algumas horas depois do encerramento do depósito das candodaturas para as legislativas de 28 de abril, os Beninenses, conscientes de que o seu país tem uma crise eleitoral, receiam as revoltas de populações observadas terça-feira, em Kilibo, uma localidade do centro do país e que teriam feito um morto e vários feridos, propagando-se a outras localidades.
-0- PANA IT/JSG/MAR/IZ 28fev2019