Agência Panafricana de Notícias

Sete países africanos presentes no Festival Gabao no Gabão

Dakar- Senegal (PANA) -- O Festival Gabao iniciada quinta-feira última em Libreville, no Gabão, acolhe sete países africanos, segundo um comunicado de Afrik'Aktion, a estrutura organizadora do evento, transmitido sexta-feira à PANA.
Segundo o comunicado, os grupos de rap no programa deste festival anual provêm do Gabão, dos Camarões, da República Democrática do Congo (RDC), do Congo, do Tchad, da Guiné-Equatorial e da República Centro-Africana (RCA), de Marrocos, da África do Sul, dos Estados Unidos e de França.
O programa compreende igualmente, além do rap, a dança hip hop, a battle dance, o reggae e a wold music, com artistas como o Camaronês Richard Bona, lê-se na nota.
A partir desta edição, a manifestação, que se denominava Gabao Hip Hop, vai tornar-se no "Festival Gabao" e uma competição organizada no quadro do festival permitirá vencer o troféu denominado "Prémio Gabao", de acordo com a mesma fonte.
Segundo o texto, o laureado deste prémio ganha um périplo en cada final de ano por estabelecimentos franceses da África Central, indica a nota.
Criado em 2003, este festival é hoje um dos maiores encontros das culturas urbanas na África Subsariana francófona, acolhe vários concertos e oferece numerosas oportunidades de formação a artistas e operadores culturais africanos.
A sua programação privilegia tanto os talentos como as descobertas, cinclui o comunicado.