Sete novos casos suspeitos de Covid-19 dão negativo em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Sete novos casos suspeitos de Covid-19, na ilha cabo-verdiana São Vicente, onde se registou o último caso positivo da doença, deram negativo, informou, esta segunda-feira, a Direção Nacional de Saúde (DNS) do arquipélago.
Uma nota da instituição refere que, na sequência do processo de investigação epidemiológica em curso, relativo ao caso positivo da Covid-19 naquela ilha, foram identificados sete casos suspeitos, cujas amostras chegaram domingo ao Laboratório de Virologia da Praia.
“Informamos que os respetivos resultados laboratoriais saíram nesta madrugada e deram negativo”, lê-se na nota.
A mesma fonte acrescenta que a vigilância de todos os contactos com os doentes continua “ativa e rigorosa” e que a investigação epidemiológica prossegue o seu curso no sentido de detetar precocemente todos os eventuais casos suspeitos que venham a aparecer.
No entanto, as autoridades sanitárias, que já têm, pelo menos, uma centena de pessoas em quarentena na ilha de São Vicente, ainda não conhecem a origem da contaminação da cidadã chinesa que está internada em isolamento no Hospital Batista de Sousa, na cidade do Mindelo.
A paciente, de 56 anos, é casada, residente em Mindelo há cerca de cinco anos, não esteve ausente do país nos últimos tempos, não teve contacto com algum caso suspeito, salvo com a sua filha, que esteve na Alemanha e regressou a Cabo Verde, a 27 de fevereiro passado.
Ela começou a ter sintomas respiratórios com calafrios, dores no corpo e tosse, no dia 18 de março, e automedicou-se em casa durante alguns dias.
Mas como não se sentiu melhor, procurou atendimento numa clínica privada, onde foi diagnosticada com pneumonia e foi medicada para tratamento domiciliar.
Como o quadro clínico da paciente se agravou-se, ela acabou por ser internada no Banco de Urgência do Hospital Baptista de Sousa, a 27 de março, ainda com o quadro de uma pneumonia.
Ao fim de alguns dias de isolamento, a doente foi finalmente considerada como caso suspeito e se decidiu pela realização do teste de Covid-19 que veio a confirmar a contaminação pelo novo vírus.
Entretanto, o ministro da Saúde afirmou domingo que a direção do referido hospital reconheceu falhas na condução do processo da cidadã chinesa, revelando que ele já mandou instaurar um inquérito para apuramento dos factos e das devidas responsabilidades.
O governante sublinhou que a sua confiança nos profissionais de saúde de São Vicente “não ficou minimamente abalada” com este caso.
-0- PANA CS/IZ 06abril2020