Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi registou, na semana passada, sete novos casos de covid-19, incluindo cinco importados e dois de contacto, soube a PANA junto do Ministério da Saúde Pública e Luta contra a Pandemia.
O Burundi, com 11,5 milhões de habitantes, espalhados por uma área de 27 mil 834 quilómetros quadrados, registou os primeiros casos importados do Rwanda vizinho e dos Emirados Árabes Unidos (Ásia) no final de março último.
Posteriormente, o país conheceu uma lenta progressão do vírus, que partiu da China em dezembro último, antes de se espalhar pelo resto do mundo.
O país tem um total de 557 casos positivos, incluindo cerca de 100 importados, uma morte, 511 curas e 45 ainda sob supervisão médica, de uma amostra de 49 mil 642 testes realizados até à data no Burundi.
A maioria dos testes foram realizados desde que as autoridades recém-eleitas do Burundi declararam a pandemia como "inimigo público n.º 1", após meses de hesitações, sob o regime anterior.
O confinamento é um luxo que o Burundi não se pode dar, com a maioria da população a viver diariamente no setor informal, de acordo com observadores.
-0- PANA FB/JSG/SOC/DIM/DD 28outubro2020