Agência Panafricana de Notícias

Sete mortos em novo atentado a carro armadilhado no leste da Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) - Sete pessoas foram mortas e 19 outras ficaram feridas domingo à noite na explosão dum carro armadilhado reivindicada pela organização Daech (Estado Islâmico) na cidade de Derna, no leste da Líbia, indicaram segunda-feira fontes de segurança.

A explosão ocorreu depois da intensificação pelos combatentes da organização Daech da sua ofensiva para retomar a cidade de Derna, depois de combatidos ultimamente por milícias islamitas rivais.

O Estado islâmico estabeleceu uma presença significativa na Líbia, aproveitando o vazio de segurança, mas os combatentes da Daech foram expulsos de Derna em junho por grupos rivais, apoiados por habitantes desapontados com a presença de combatentes e eclesiásticos estrangeiros na cidade.

Num comunicado divulgado pelas redes sociais, a Daech confirmou que confrontos eclodiram na região oriental de Derna, acrescentando que há mortos e feridos, sem dar mais pormenores.

Além disso, o porta-voz militar local, Abdelkrim Sabra, indicou que aviões caças ao serviço do Governo oficial líbio sediado no leste do país efetuaram ataques aéreos na zona de Al-Fattaieh que os combatentes da Daech tentavam retomar.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 10ago2015