Sete mortos em confrontos entre Polícia e manifestantes no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - Sete pessoas morreram e várias dezenas de outras ficaram feridas, incluindo polícias, em manifestações organizadas segunda-feira, declarou nesta terça-feira o Ministério sudanês do Interior.
Um comunicado do Departamento da Polícia indica que os seus esforços de coordenação com os comités de juventude e resistência para o bom desenrolamento das manifestações fracassaram.
Os apelos da Polícia para o efeito foram acolhidos com uma forte hostildade e confrontações caracterizadas por uma violência intencional, pela utilização de coktails Molotov e por formações para-militares, lê-se na nota.
O documemto indica que as manifestações estiveram concentradas em três zonas do centro da cidade de Cartum, a alguns quilómetros do Palácio Republicano (Palácio Presidencial), e que a violência e as hostilidades causaram mortes em plena luz do dia.
A nota indica que a Polícia utilizou o mínimo de força legal possível na sua tentativa de repelir ataques contra seus postos de comando durante estas mobilizações em Cartum.
Estes confrontos, de acordo com a Polícia, causaram a morte de sete pessoas, o ferimento de 72 outras, das quais 50 polícias, e a detenção de 77 indivíduos.
A Polícia apresentou as suas condolências às famílias enlutadas e desejou rápidas melhoras às pessoas feridas.
Reafirmou a sua capacidade de manter a segurança e estabilidade e colocar-se ao serviço da população como uma verdadeira obrigação legal.
Grupos da oposição afirmam que mais de 70 pessoas morreram e que várias centenas de outras ficaram feridas, desde o início das marchas regulares e planificadas, a partir de outubro de 2021, data em que os militares organizaram um golpe de Estado No Sudão contra o então Presidente Omar el-Bashir.
-0- PANA MO/MA/BAI/IS/SOC/FK/DD 18jan2022