Agência Panafricana de Notícias

Sete mortos em confrontos armados no leste da Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) – Pelo menos sete pessoas morreram, das quais quatro soldados das Forças Especiais do Exército líbio, e 15 outras ficaram feridas durante violentos confrontos na cidade de Benghazi, no leste da Líbia, declarada zona sinistrada pelas autoridades após vários meses de combates, anunciou esta terça-feira uma fonte militar local.

Os quatro soldados morreram na frente oeste da cidade de Benghazi durante combates que opõem desde 15 de outubro último unidades do Exército líbio às milícias islamitas, indicou a fonte.

Por outro lado, três cadáveres, cujas identidades não foram determinadas, foram recolhidos segunda-feira pelo Crescente Vermelho líbio em diferentes zonas da cidade do leste da Líbia.

A frente sul de Benghazi registou uma acalmia após combates obstinados segunda-feira em que três soldados morreram, acrescentou a mesma fonte militar.

O Parlamento líbio declarou, sábado último, Benghazi « cidade sinistrada » devido ao terrorismo e atos de sabotagem dos grupos armados que utilizam civis como escudos humanos, destruindo bens públicos e privados.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) indicou, por seu lado, que os violentos combates entre grupos armados provocaram a deslocação de 56 mil e 500 pessoas de Benghazi nestas últimas semanas, incluindo quase duas mil e 500 pessoas já deslocadas da cidade de Tawergha abandonada no norte do país.

Violentos confrontos armados opõem em vários bairros os grupos armados islamitas agrupados na coligação denominada Conselho da Choura dos Revolucionários de Benghazi a unidades do Exército líbio apoiadas pelas tropas do general aposentado Khalifa Haftar.

Estes confrontos já fizeram no espaço de um mês 300 mortos, dos quais 200 soldados. As perdas de vidas humanas registadas pelas milícias não são declaradas.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 18nov2014