Agência Panafricana de Notícias

Sete mortos e 20 feridos em repressão de revolta militar no Burkina Faso

Bobo-Dioulasso, Burkina Faso (PANA) - A operação de segurança da cidade de Bobo-Dioulasso, abalada por uma revolta lançada sexta-feira última por um destacamento da Segurança Presidencial (RSP), fez sete mortos, dos quais uma menina, 20 feridos e 60 amotinadores detidos, segundo um balanço provisório publicado sábado pelo Estado-Maior das Forças Armadas Burkinabes.

A cidade de Bobo-Dioulasso foi palco duma revolta durante a qual soldados atacaram bens dos comerciantes, saquearam e pilharam armazéns e violaram várias mulheres de 31 de maio de 2011 a 3 de junho corrente.

« Na sequência das operações militares que permitiram restaurar a tranquilidade e a ordem a nível da cidade de Bobo-Dioulasso, viemos ver as tropas para reconfortar o seu moral e encorajá-las a terminar o trabalho », indicou o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Burkinabes, o general Honoré Nabéré Traoré.

Ele afirmou que « é uma minoria que se revoltou e causou muitos danos ».

« Todo o mundo queixa-se deste comportamento que desonra o Exército e acho que vamos poder retificar-nos e mostrar à população burkinabe que há uma outra imagem do Exército Nacional », prometeu.

« Desculpamo-nos muito pelo que aconteceu nas Forças Armadas e temos muito vergonha do que ocorreu. Desejamos que a população continue calma pois os militares estão aqui (Bobo-Dioulaasso) para a sua tranquilidade e permanecerão enquanto a situação o exigir » insistiu o chefe do Estado-Maior das Forças Aramadas.

A pacificação da cidade de Bobo-Dioulasso prossegue com patrulhas dia e noite e os amotinadores em fuga, vestidos em traje civil , estão a ser perseguidos nos diferentes bairros da cidade.

Os bens extorquidos pelos amotinadores aos comerciantes são geralmente descobertos e conservados na Gendarmaria e no quartel Ouezzin da cidade de Bobo-Dioulasso para a identificação dos seus proprietários.

-0- PANA IS/TBM/SOC/FK/TON 05junho2011