Agência Panafricana de Notícias

Sete candidatos concorrem às presidenciais na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Sete candidaturas às eleições presidenciais na Mauritânia cuja primeira volta está fixada para 21 de junho próximo deram entrada esta semana junto do Conselho Constitucional, soube a PANA quinta-feira de fontes oficiais.

Entre estas candidaturas figuram as do Presidente cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, e duma mulher, Lalla Mariam Mint Moulaye Idriss.

Os outros candidatos são o deputado Bodiel Ould Houmeid, líder do Partido para a Democracia e Entendimento (El Wiam), e Sarr Ibrahima Moctar, presidente da Aliança para a Justiça e Democracia/Movimento para a Reconciliação (AJD/MR) e proveniente da maioria nacionalista negroafricana.

São também candidatos Birame Ould Dah Ould Abeid, líder da Iniciativa de Ressurgimento do Movimento Abolicionista (IRA), ativista antiesclavagista e vencedor do Prémio dos Direitos Humanos das Nações Unidas em 2013; Ahmed Salem Ould Bouhoubeiny, presidente da Ordem Nacional dos Advogados, e Aloua Ould Bouamatou, um empresário.

O Conselho Constitucional deverá transmitir a lista definitiva dos candidatos ao Governo que garantirá a sua divulgação o mais tardar até 21 de maio corrente.

Três opositores históricos, várias vezes candidatos derrotados numa eleição presidencial, Ahmed Ould Daddah, líder da Mobilização das Forças Democratas (RFD); Messaoud Ould Boulkheir, presidente da Aliança Popular Progressista (APP) e presidente do Conselho Económico e Social (CES), e Mohamed Ould Maouloud da União das Forças do Progresso (UFP) decidiram boicotar o escrutínio, deplorando a "ausência de consenso e de garantias de transparência".

-0- PANA SAS/BEH/JSG/IBA/FK/IZ 09maio2014