Agência Panafricana de Notícias

Sérvia doa bens alimentares à São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – A Sérvia doou terça-feira, ao Governo são-tomense, 100.000 quilos de farinha de trigo e 100.000 litros de óleo alimentar, soube a PANA  de fonte oficial. 

“Esta oferta reveste-se de grande importância sobre tudo quando olhamos para o contexto internacional, devido ao conflito que ainda grassa na Europa”, afirmou Edite Tenjua.

A ajuda Sérvia à São Tomé e Príncipe e aos outros países africanos visa combater a crise alimentar mundial agravada pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia, segundo a governante.

A ajuda alimentar da Sérvia chega numa altura em que muitos operadores económicos alimentarsão-tomenses não têm divisas, para garantir a importação de bens a fim de abastecer o mercado, pois as reservas líquidas de importação estão abaixo do limite, de acordo com a fonte.

“A Servia, como membro da comunidade internacional e grande produtora dos produtos da cesta básica, temos a obrigação moral de ajudar e apoiar alguns países de África e do mundo", declarou o embaixador sérvio em São Tomé e Príncipe, Milos Perishich, no porto de São Tomé.

São seis contentores de 40.000 pés de óleo e cinco de farinha de trigo, que correspondem a 100.000 quilos de farinha de trigo e 100.000 litros de óleo alimentar doados, acrescentou Milos.

Garantiu que o seu país tem mais do que suficiente e que "ficamos felizes por partilharmos com os nossos amigos.”

São Tome e Príncipe e a Sérvia relançaram a cooperação bilateral em 2020, com a visita da ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades Edite Tenjua, àquele país da Europa de Leste.

Na mesma senda, em agosto último, esteve na Sérvia o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus.

 

-0-RMG PANA 02Nov2022