Rabat, Marrocos (PANA) - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Serra Leoa, David Francis, declarou quinta-feira, em Rabat, o apoio do seu país ao projecto de gasoduto para ligar a Nigéria e Marrocos.
Francis falava num briefing com a imprensa juntamente com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Diáspora, Nasser Bourita, no termo de um encontro entre os dois governantes.
“O comércio e o investimento são componentes muito importantes, mas também o sãoao componente política, e é por isso que apoiamos o projeto do gasoduto Nigéria-Marrocos”, disse.
O chefe da diplomacia serraleonesa afirmou que o seu país “não tem dúvidas de que este projeto lhe será benéfico, da mesma forma que os outros países da sub-região da África Ocidental”, sublinhando que “isto demonstra a liderança de Marrocos e a posição global no apoio à segurança energética e ao acesso à eletricidade ".
Lançado em 2016, em Abuja, sob a presidência conjunta do rei de Marrocos, Mohammed VI, e do Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, este projeto de grande escala vai ligar os recursos de gás da Nigéria, os de vários países da África Ocidental e Marrocos, promovendo assim integração económica regional.
-0- PANA AT/IN/JSG/MAR/UIZ 27ago2021