Agência Panafricana de Notícias

Senegaleses manifestam-se em Dakar contra injustiça social

Dakar, Senegal (PANA) – Milhares de manifestantes senegaleses saíram à rua sábado na capital do país, Dakar, para exprimir o seu descontentamento contra a injustiça social e a carestia de vida agravada nos últimos meses por cortes permanentes de eletricidade, constatou a PANA no local.

Entre os manifestantes contavam-se maioritariamente jovens saídos de Dakar e de várias outras províncias do país que responderam a apelos lançados separadamente, nos últimos dias, por vários grupos da sociedade civil e de partidos políticos da oposição.

Estas manifestações coincidiram com o 11º aniversário da chegada ao poder do atual Presidente da República, Abdoulaye Wade, de quem os manifestantes exigiam a sua partida comparando o seu regime aos dos depostos Presidentes da Tunísia e do Egito, respetivamente Ben Ali e Hosni Mubarak, bem como ao do atual líder líbio, Muamar Kadafi.

Um dos grupos de manifestantes concentrou-se desde as primeiras horas da manhã no Place de l'Independence (Largo da Independência) a escassos metros do Palácio Presidencial, gritando slogans do tipo « Não à injustiça », « Wade está morto e enterrado » « Queremos luz" e "Queremos emprego" , entre outros.

Alguns deles tentaram dirigir-se ao Palácio Presidencial mas foram impedidos pelas forças da ordem que fortemente desdobradas pelas várias artérias e cantos estratégicos da cidade para reprimir eventuais excessos.

Segundo uma rádio privada local, manifestações similares teriam ocorrido igualmente nas demais cidades do interior do país no dia em que os Senegaleses celebravam o 11º anivérsário da alternância política, que pôs fim a cerca de 40 anos ininterruptos do regime do agora opositor Partido Socialista (PS) do primeiro Presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor.

Por seu turno, o Partido Democrático Senegalês (PDS) do Presidente Wade também organizou a sua manifestação para festejar o 11º aniversário da alternância numa iniciativa encerrada com uma receção no Palácio Presidencial.

O Presidente Wade aproveitou o encontro com os militantes do seu partido para renovar o seu apelo à oposição para o diálogo, convidando os seus adversários políticos para um encontro na sexta-feira próxima, em Dakar.

Ele propôs aos seus oponentes a criação daquilo que designou como uma « comissão paritária"  sobre a democracia que seria integrada por igual número de representantes da oposição e do partido no poder.
 
-0- PANA COU/JSG/IZ 20março2011