Senegaleses celebram troféu continental do CAN 2021
Dakar, Senegal (PANA) - Os Senegaleses festejaram, até muito tarde domingo à noite, a primeira consagração da sua seleção nacional de futebol no Campeonato Africano das Nações, no mesmo dia face ao Egito.
Viveram todas as emoções nessa partida em grande parte dominada pelos Leões da Teranga sem no entanto conseguir forçar a decisão, desde o penalte falhado aos cinco minutos por Sadio Mané às múltiplas ocasiões disperdiçadas pelos atacantes, passando pelas ameaças que Mohamed Sallah fazia pairar sobre a baliza de Edouard Mendy em vários momentos.
À medida que o tempo passava inexoravelmente, os adeptos senegaleses pareciam acreditar que os Egípcios, mais uma vez, alcançariam o seu objetivo de levar os seus adversários às grandes penalidades e vencer como fizeram contra os Ivoirienses e os Camaroneses, nos oitavos-de-final e nas meia-finais.
Eis que chegou depois o alívio para todo um povo, quando Sadio Mané se redimiu do seu penalte falhado ao catapultar o último golo da vitória para a baliza do guarda-redes egípcio Gabaski, encerrando uma seca de 60 anos e fazendo esquecer as duas finais perdidas em 2002 e 2019.
Também a noite não foi longa o suficiente para permitir aos os milhares de adeptos saírem às ruas para exprimir o seu alívio e o seu entusiasmo.
Nesta segunda-feira, não é à toa que Dakar acordou com uma estranha acalmia, marcada por um vento frio, que carateriza esta época do ano.
A festa vai, sem dúvida, continuar, tendo o Governo decretado tolerância de ponto para permitir aos Senegaleses receberem a sua seleção nacional com chegada prevista para as 13:00 horas locais e TMG, a Dakar.
Para receber os jogadores, O Presidente Macky Sall também estará presente, depois de encurtar uma viagem planeada para as Comores.
Ao entregar-lhes a bandeira nacional quando deixaram o país, Macky Sall fixou-lhe a missão de vencer o troféu, objetivo agora alcançado.
-0- PANA JSG/MAR/IZ 07fev2022