Agência Panafricana de Notícias

Senegalesa Rokhaya Ndiaye eleita presidente da Zona II da FIBA-África

Bamako, Mali (PANA) – A antiga basquetebolista internacional do Senegal, Rokhaya Pouye Ndiaye, foi eleita presidente da Zona II em África da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), no termo duma reunião desta instância realizada em Bamako, soube a PANA de fonte desportiva.

Esta reunião, que tinha na sua agenda o renovamento da direção e a elaboração dum novo programa de atividades, realiza-se alguns meses após a morte do presidente da Zona II, o senegalês Alioune Badara Diagne, em novembro último, quando ele participava no Congresso da FIBA-África realizado de 18 a 22 novembro de 2012 no Egito.

A nova direção tem como missões principais terminar o resto do mandato do finado presidente Alioune Badara Diagne e elaborar um plano de relançamento das atividades da Zona II.

A nova presidente da Zona II da FIBA-África é a primeira mulher eleita à frente duma zona na história do basquetebol africano.

As direções de zona a nível da FIBA-África são estruturas de ligação entre o Secretariado Geral e as outras federações no quadro do desenvolvimento do basquetebol africano e da organização das competições internacionais oficiais nas zonas.

A Zona II da FIBA-África possui oito países-membros (Mali, Guiné, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Gâmbia, Senegal, Mauritânia e Serra Leoa).

-0- PANA GT/TBM/IBA/FK/TON 25abril2013