Senegalês Sadio Mané único finalista africano na lista de jogadores da UEFA
Dakar, Senegal (PANA) - O atacante senegalês Sadio Mané é o único finalista africano na lista dos melhores jogadores da UEFA, apurou a PANA sexta-feira de fonte desportiva, em Dakar.
Mané deve certamente esta seleção aos seus desempenhos nos clubes (vice-campeão e co-líder da Premeira Liga inglesa com 22 golos e vencedor da Liga dos Campeões da Europa com o Liverpool) e, incidentalmente, nas equipas (vice-campeão de África com os "Lions" do Senegal).
Mas Sadio Mané terá dificuldade em conquistar o título de melhor avançado do ano da UEFA, já que enfrentará dois "monstros" sagrados como Lionel Messi (FC Barcelona, Argentina) e Cristiano Ronaldo (Juventus, Portugal).
Os vencedores das diferentes categorias serão anunciados a 29 de agosto, em Mónaco, ao mesmo tempo que o jogador e a jogadora da UEFA do ano, será premiado no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.
A UEFA anunciou quinta-feira a lista dos seus candidatos aos Prémios de Jogador da UEFA por correio. Em cada setor de jogo, foram escolhidos 10 nomes, mas apenas os três primeiros disputarão o título.
Enquanto Sadio Mané é o único jogador africano de todas as posições a estar entre os finalistas, outros foram selecionados entre os 10 melhores primeiros no seu posto. É o caso do guarda-redes camaronês do Ajax Amsterdam, André Onana (5º), do defesa senegalês do Naples, Kalidou Koulibaly (8º), do meio-campista marroquino do Ajax d’Amsterdam, Hakim Ziyech (8º) e do atacante egípcio do Liverpool, Mohamed Salah (4º).
Para estabelecer a sua lista, a UEFA baseou-se nos votos dos 32 treinadores dos clubes que participaram na fase de grupos da última Liga dos Campeões (mas nenhum deles foi autorizado a votar num jogador da sua própria equipa) e de 55 jornalistas.
-0- PANA BKN/DIM/IZ 09ago2019