Senegalês Sadio Mané ganha segunda Bola de Ouro e Prémio Sócrates
Dakar, Senegal (PANA) - O futebolista senegalês Sadio Mané terminou no segundo lugar na corrida pela Bola de Ouro ganha esta segunda-feira, em Paris (França), por Karim Benzema (cidadão francês), do Real Madrid (Espanha).
Duas vezes coroado Futebolista Africano do Ano, em 2019 e 2022, o ex-jogador do Liverpool (Primeira Líga inglesa), que se mudou para o Bayern de Munique (Bundesliga, Alemanha) há alguns meses, há muito vem sendo apresentado como o concorrente mais sério de Benzema, o capitão do Real Madrid e atacante da seleção de França, antes de baixar um pouco o ritmo, quando o seu adversário mantinha a dinâmica.
Esta segunda-feira, portanto, o prémio individual mais cobiçada coube a Karim Benzema, à frente de Sadio Mané, que suplanta Kevin de Bruyne (belga) do Manchester City (Inglaterra), e Robert Lewandowski (polaco), vindo do Bayern para o FC Barcelona (Espanha), no início desta temporada.
No entanto, Sadio Mané pode regozijar-se com o primeiro Prémio Sócrates, em homenagem a um ex-internacional brasileiro e médico de seu estado, falecido em dezembro de 2011.
O galardão premeia o jogador ou a jogadora mais envolvido em projetos sociais e de caridade.
Mané, natural de Bambalim em Casamance, no sul do Senegal, fez muito para que ajudar jovens, rapazes e raparigas da sua região a terem acesso à escola e a praticarem o futebol.
Também construiu no local um hospital para populações desfavorecidas e afastadas das estruturas de saúde, entre outras ações com forte impacto humanitário.
-0- PANA BKN/JSG/MAR/DD 18out2022