Agência Panafricana de Notícias

Senegal solidário com povo maliano depois de golpe de Estado

Dakar, Senegal (PANA) – O Governo senegalês exprimiu toda sua solidariedade ao povo maliano após o golpe de Estado ocorrido quarta-feira última no Mali, indica um comunicado publicado sexta-feira pelo ministério senegalês dos Negócios Estrangeiros.

Segundo o comunicado, o Presidente cessante senegalês, Abdoulaye Wade, "acompanha atentamente e com profunda preocupação a situação que prevalece neste momento no Mali, país irmão e amigo».

«O Senegal exorta a União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) a empreender com diligência todas as iniciativas necessárias para o restabelecimento, o mais rapidamente possível, da ordem constitucional no Mali», lê-se no texto.

As autoridades senegalesas declaram por outro lado "apoiar sem reserva as posições expressas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e pela União Africana (UA) na sequência deste golpe de Estado".

O golpe de Estado foi condenado pela comunidade internacional, nomeadamente pela UA, que decidiu suspender o Mali da organização.

Militares agrupados no seio do Comité Nacional de Restabelecimento da Democracia e Restauro do Estado ( CNRDRE) arrebataram o poder por causa da "incapacidade do regime do Presidente Amadou Toumani Touré para fazer face à rebelião tuaregue" que impera no norte do Mali desde meados de janeiro último.

-0- PANA SIL/DIM/DD 24março2012