Agência Panafricana de Notícias

Senegal retoma operações de desminagem na Casamança

Ziguinchor, Senegal (PANA) – O Senegal vai retomar nos próximos dias as operações de desminagem na Casamança (sul do país) suspensas desde maio último após o rapto de 12 agentes de desminagem por combatentes independentistas do Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC), soube a PANA domingo de fonte autorizada.

Segundo um responsável do Comité de Reflexão para a Paz na Casamança, dirigido pelo ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, Robert Sagna, a ala do MFDC liderada por César Atoute Badiate e que se opunha à operação iniciada em 2008 "aceitou a sua retomada".

A ala de Badiate é uma das tendência dos rebeldes que resistiu à desminagem antes de um acordo de paz entre o MFDC e o Estado do Senegal, e o entendimento para a retomada do processo foi obtido na sequência de conversações realizadas a 11 e 21 de novembro corrente em São Domingos, na vizinha Guiné-Bissau.

Para além de Robert Sagna, participaram nas negociações com César Atoute Badiate o bispo de Ziguinchor (capital da Casamança), o diretor do Centro Nacional de Ações Antiminas do Senegal (CNAMS), Barham Thiam, e as duas empresas responsáveis pelas obras da Estrada Nacional número seis que liga Ziguinchor a Kolda, as duas principais cidades da Casamança.

A nova desminagem envolverá exclusivamente as localidades próximas deste eixo rodoviário.

“Os independentistas levantaram a sua medida de proibição da operação de desminagem na Casamança até à assinatura de um acordo de paz entre eles e o Governo. Mas a nova desminagem incluirá apenas as zonas próximas da estrada Ziguinchor-Kolda », sublinhou.

A fonte precisou que se trata particularmente das carreiras e das localidades por onde vão passar as pistas de produção que percorrem 150 quilómetros no total.

-0- PANA MAD/TBM/IBA/FK/IZ 24nov2013