Agência Panafricana de Notícias

Senegal reitera apoio à Líbia na via da democracia

Tripoli, Líbia (PANA) - A ministra senegalesa dos Negócios Estrangeiros, Aïssata Tall Sall, reafirmou o apoio do seu país ao Governo e ao povo líbios na sua luta pela instauração da democracia no país.

Várias iniciativas, incluindo as das Nações Unidas, relacionadas com a organização de eleições gerais na Líbia numa base constitucional o mais rápido possível estão atualmente sendo exploradas após o impasse no processo político resultante do adiamento da votação de 24 de dezembro.

Tall Sall manteve um encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, Najla Al-Mangouch, à margem da 21ª sessão ordinária do Conselho Executivo da Comunidade dos Estados do Sahel-Sarianos (CEN-SAD), terça-feira, em Rabat, Marrocos.

Ela elogiou os esforços da Líbia para alcançar a estabilidade e manifestou o total apoio do seu país ao retorno da Secretaria Executiva à sua sede oficial na capital líbia, Trípoli, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros publicado, quarta-feira.

Por seu lado, a sua homóloga líbia apreciou a posição de solidariedade e apoio do Senegal para com o povo líbio, manifestando o seu apreço pela "sábia liderança" senegalesa e pelo apoio ao regresso do Secretariado Executivo do CEN-SAD para retomar as suas atividades em breve, a partir de Tripoli.

O encontro abordou também questões ligadas ao desenvolvimento e reforço da cooperação e das relações bilaterais entre os dois países, segundo a mesma fonte.

-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 30março2022