Senegal reitera apelo para anulação da dívida pública de países fracos
Dakar, Senegal (PANA) - O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, renovou o seu apelo aos parceiros bilaterais e multilaterais para apoiar os esforços dos países mais fracos, anulando a sua dívida pública e reestruturando-a conforme os mecanismos a serem decididos.
Segundo Macky Sall, a tormenta que abala o Mundo acabou por revelar a fragilidade de todos os países e a sua vulnerabilidade comum, pelo que "é hora de repensar a ordem das prioridades".
"Chegou a hora trabalharmos juntos para o advento duma nova ordem mundial que coloque o humano e a humanidade no centro das relações internacionais”, declarou Sall na sua mensagem à Nação por ocasião da celebração sábado do 60º aniverário da Independência do país.
Macky Sall sublinhou a sua vontade de contactar a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana (UA) para ter uma posição comum face aos efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
"Eu continuarei incansavelmente os meus esforços à escala sub-regional e continental para uma frente comum de África na governação mundial e na contenção do impacto do Covid-19”, prometeu o líder senegalês
O chefe de Estado senegalês presidiu sábado, em Dakar, ao hastear da bandeira nacional, no Palácio da República, em vez do grande desfile civil e militar que diva marcar a festa da Independência sob o lema “Papel das Forças de Defesa e Segurança na Gestão das Pandemias e Outras Catástrofes”.
-0- PANA AAS/JSG/SOC/FK/IZ 05abril2020