Dakar, Senegal (PANA) - O Governo do Senegal vai restaurar o visto de entrada para não-cidadãos de países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), antes do final deste ano, anunciou quinta-feira, em Dakar, o ministro senegalês do Interior, Aly Ngouye Ndiaye.
"Precisamos de saber quem está a chegar, quem está a entrar no nosso território, e temos de os controlar. Este é um assunto que estava na agenda há algum tempo, temos que trazê-lo de volta dado o contexto de segurança", disse.
Falando na Radio Futur Média (RFM), uma estação local, Ndiaye disse que "o dossiê está muito avançado" e será implementado o mais tardar até ao final do ano.
"As pessoas poderão até pedir vistos através da Internet. Poderão também fazê-lo no aeroporto ou em outros postos fronteiriços. Vamos tomar todas as medidas necessárias para garantir que não haja pressa", afirmou o governante.
Segundo ele, só os cidadãos da CEDEAO poderão entrar livremente, no Senegal, ao abrigo das disposições do protocolo da organização regional, assinado a 25 de maio de 1979, em Dakar, garantindo a livre circulação de pessoas e bens entre os países-membros.
Criada a 28 de maio de 1975, em Lagos, Nigéria, a CEDEAO inclui Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire , Gâmbia, Gana, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
-0- PANA AAS/IS/DIM/IZ 11out2019