Senegal regulariza dívida de antigos trabalhadores da Air Afrique
Dakar, Senegal (PANA) - O Governo senegalês está a trabalhar para liquidar "definitivamente" os quatro biliões de francos CFA devidos aos antigos trabalhadores da companhia aérea pan-africana, Air-Afrique, despedidos em 2002.
A decisão foi anunciada quarta-feira pela agência oficial de notícias, a APS, citando o ministro do Turismo e dos Transportes Aéreos, Alioune Sarr.
"O chefe de Estado encarregou o Governo de confiar este processo ao agente judicial do Estado, e os ministros das Finanças e da Justiça estão a trabalhar para pagar esta dívida de quatro biliões para os antigos trabalhadores, para resolver definitivamente esta questão", explicou Alioune Sarr perante os deputados durante a votação do orçamento de 2022 do seu Ministério.
Esta questão é "dolorosa, pelo que o chefe de Estado é sensível a isso", disse o ministro.
O ministro do Orçamento, Abdoulaye Daouda Diallo, confirmou a decisão, assegurando que o Chefe de Estado acaba de concordar neste momento em regularizar definitivamente esta situação para o ano 2022".
Acrescentou que dos 826 antigos trabalhadores da Air Afrique em questão, 603 foram totalmente compensados.
"Restam 224 pessoas e posso dizer-vos que a vossa reclamação foi ouvida, porque os quatro bililhões de francos CFA serão desembolsados", prometeu.
O ministro reconheceu que é uma situação particularmente difícil para alguns destes antigos trabalhadores.
-0- PANA-APS FKS/ASB/OID/JSG/SOC/DIM/IZ09 dez 2021